ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO
O acompanhamento psicológico pode, de forma simplificada, dividir-se em três grandes tipos, assim temos:
Psicoterapia: a pessoa que pede ajuda está psicologicamente perturbada (agitada, deprimida, angustiada, etc…);
“Aconselhamento” (ou “Counselling”): a pessoa vive um momento difícil, em que precisa de ajuda para gerir todos os fatores intervenientes em questão;
Desenvolvimento Pessoal: a pessoa sente e sabe que não tem qualquer perturbação psicológica nem está a viver um momento especialmente problemático, mas quer aprender a conhecer-se e deseja descobrir e desenvolver as suas capacidades e potencialidades, abrindo novos caminhos em si.
O processo de acompanhamento psicológico possibilita oferecer os recursos necessários e a perspectiva de vida que permite que cada ser humano se sinta responsável pela sua própria vida, pelas suas escolhas e pela sua própria liberdade. Valorizar cada momento e afirmar a vida, mesmo na dor e no sofrimento, é exaltar a vida e acreditar nas capacidades de cada um.
Coaching
O programa de Coaching auxilia o profissional no autoconhecimento para que sua contribuição seja mais ampla na organização e mais plena na vida. O processo de coaching gera aprendizado, mudança de atitude, crescimento pessoal e profissional.
É uma ferramenta eficaz para o processo de desenvolvimento continuado e melhor posicionamento profissional no trabalho, nos negócios e na carreira.
PROCESSO SELETIVO - Recrutamento e Seleção
Recrutamento - convocação a uma determinada vaga existente na empresa.
Recrutamento Interno: havendo determinada vaga, a empresa pode procurar preenche-la por meio do remanejamento de seus empregados, que podem ser promovidos (movimentação vertical) ou transferidos (movimentação horizontal) ou ainda transferidos com promoção (movimentação diagonal).
Seleção – processo de escolher o melhor candidato dentre aqueles recrutados. “A pessoa certa para o lugar certo”.
Análise de Cargos
A Análise de Cargo realiza uma investigação no cargo em aberto, explora fatores que vão desde requisitos mentais, físicos, principais responsabilidades a serem desenvolvidas até as condições de trabalho para efetuar a realização das tarefas exigidas pela função.
A análise de cargos é extremamente importante principalmente para o recrutamento de pessoal. Por apresentar de maneira detalhada os principais requisitos do cargo e apontar as características essenciais do candidato, torna-se vital a sua utilização como material de apoio e embasamento para recrutar talentos para a organização.
Para que o uso da análise de cargos concomitantemente com o recrutamento tenha sucesso na sua aplicação, é imprescindível que se observe com muita cautela as rápidas mudanças ambientais. Os cargos podem permanecer os mesmos, porém podem estar sujeitos a passar por pequenas adaptações visando o mercado altamente competitivo.
Avaliação de Perfil
A Avaliação de Perfil Psicológico e Profissional possibilita a análise das características pessoais, aptidões, potencialidades e talentos de seu colaborador ou de um candidato.
É uma ferramenta que colabora com informações nas escolhas e na tomada de decisões dentro das organizações. Posiciona-se como um importante diferencial, à disposição das empresas direcionadas para a modernidade, e aos melhores resultados de seus colaboradores e de sua equipe de trabalho.
- Define o perfil dos cargos de sua organização;
- Identifica o perfil do profissional no ambiente de trabalho;
- Acelera e gera melhor qualidade na seleção de profissionais;
- Sinaliza as aptidões de seus colaboradores e as áreas a serem desenvolvidas;
- Minimiza os custos com a rotatividade de pessoal;
- Diminui a margem de erro em processos seletivos ou em promoção;
- Reduz os custos de treinamento e desenvolvimento profissional;
- Apoia o gerenciamento e desenvolvimento empresarial.
Avaliação de Competências
Processo através do qual se verifica a capacidade de uma pessoa em relação ao desempenho requerido. Tem o propósito principal identificar aquelas áreas de desempenho que requerem ser fortalecidas mediante capacitação para alcançar a competência.
Deve ser feita primeiramente uma avaliação psicológica, após, pode ser efetuado mediante provas, testes práticos, observação ou exame de evidências.
Avaliação de Desempenho
A Avaliação de Desempenho é uma importante ferramenta de Gestão de Pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
O objetivo final da Avaliação de Desempenho é contribuir para o desenvolvimento das pessoas na organização.
O resultado final da Avaliação de Desempenho deve apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações em relação a vários níveis – geral da organização, por área e individual.
Diagnóstico de Equipe
Visa minimizar problemática de relacionamento, desempenho e produtividade, o processo abrange as seguintes etapas:
- Levantamento de informações
- Aplicação de testes, dinâmicas e sociogramas.
- Elaboração de relatório e de plano de desenvolvimento
- Apresentação
Avaliação de Clima
A avaliação de clima organizacional é um caminho alternativo, capaz de considerar de forma simultânea e integrada as diversas variáveis dos componentes da organização, para atingir seus objetivos. A constatação de que o diferencial competitivo de uma organização ocorrerá a partir do comprometimento das pessoas, torna a identificação de expectativas, de necessidades e de níveis de satisfação dos indivíduos perante a organização, fatores estratégicos para a eficácia organizacional.
Ao se procurar entender os mecanismos da gestão institucional através do estudo de casos e da análise conceitual, procura-se identificar diretrizes para gestão de inovações no ambiente de trabalho e como propósito final, apresentar um modelo de avaliação voltada para a dimensão organizacional, visando ajudar a administração do ponto de vista gerencial.
Diagnóstico Organizacional
O diagnóstico organizacional auxilia os gestores em seu processo decisório e minimiza os riscos. Ele permite compreender a empresa através da análise de seguintes dimensões: estratégia, estrutura organizacional, tecnologia da informação, processos, recursos humanos, econômico-financeiro, informações gerenciais e entre outros. A partir do exame dessas variáveis será possível identificar pontos críticos e oportunidades de melhoria.
A análise dessas dimensões proporcionará um conjunto de informações que retratará o contexto em que a empresa está inserida, gerando então subsídios para a etapa a seguir.
ATIVIDADES TRABALHADAS NA ESTRUTURADA ORGANIZACIONAL A PARTIR DO DIAGNÓSTICO
Figura 1
DEFINIÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA
- Formulação do Código de Ética da Empresa;
- Definição e padronização da Missão e Visão da empresa;
- Convergência entre a Missão, Visão Política de SSMA, Política da Qualidade e Código de Ética da empresa;
- Definição do Negócio, e convergência entre com os Processos principais e de Apoio da empresa;
- Visualização das ameaças externa e Interna;
- Definição dos Pontos Forte e Fracos da empresa;
- Definição das Oportunidades e Ameaças da Empresa no cenário o Nacional e Estadual;
- Formatação do Modelo de Gestão;
- Definição da Postura Estratégica da Empresa;
- Definição dos Fatores Críticos de Sucesso da Empresa e o que a mantém no mercado;
- Definição dos Objetivos e Metas MACRO da empresa;
Figura 2
IMPLANTAÇÃO DO BSC
O Balanced Scorecard é um sistema integrado de gestão e implementação da estratégia da empresa. É um modelo de gestão que auxilia a mensuração do progresso das organizações rumo á suas metas de longo prazo, a partir da tradução da visão em objetivos, indicadores, metas e projetos estratégicos.
Mapeamento de Processos
Com ele a organização identifica os processos críticos, as regras de negócios, os tratamento de exceções e possíveis desvios... A partir dessas informações é possível modelar, integrar, monitorar e otimizar todas as etapas do negócio, visando mais produtividade e lucratividade.
“O mapeamento de processos é um mecanismo para retratar a situação atual e descrever a visão futura dos processos de negócios”. (ERNEST & YOUNG, 1997).